Burkina Faso e Níger juntos na luta contra terrorrismo
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso e o Níger reafirmaram segunda-feira, em Ouagadougou, o desejo de reunir forças na luta contra o terrorismo nos dois países, soube a PANA de fonte oficial.
O desejo foi expresso pelo Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, e pelo seu homólogo nigerino, Mohamed Bazoum, por ocasião de uma visita de trabalho de 48 horas deste último a Ouagadougou, desde domingo último.
O Presidente burkibabe disse que uma das áreas de cooperação que deve ser reforçada continua a ser a da segurança pública.
"Devemos, mais do que nunca, aprofundar as sinergias de ações e unir ainda mais os nossos esforços e as nossas forças com vista a derrotarmos o terrorismo nas nossas fronteiras comuns", disse.
Acrescentou que o Burkina Faso e o Níger partilham, a nível internacional, as mesmas preocupações em relação às grandes questões sub-regionais e internacionais da atualidade, como a governação global, paz e segurança internacional, bem como a luta contra o terrorismo.
O Presidente nigerino, Mohamed Bazoum, elogiou a qualidade das boas-vindas dadas a ele e à sua delegação, à sua chegada a Ouagadougou.
A seu ver, ainda há grande tempo para o Burkina Faso e o Níger estarem de mãos dadas “para fazer face a todos os desafios que enfrentamos e, em particular, ao terrorismo.”
Acrescentou que a "zona das três fronteiras" (entre o Mali, o Burkina Faso e o Níger) "é uma zona particularmente agitada nos últimos tempos devido à presença de grupos terroristas sem base neste espaço."
"É, mais do que nunca, no nosso interesse mutualizarmos os nossos meios e empreendermos uma qação decisiva para os impedirmos de dispor destas bases”, avisou.
Confrontados com uma crise de segurança, estes dois países vizinhos fazem parte do G5 Sahel, que integra igualmente a Mauritânia e o Tchad.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 19outubro2021