Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso e o Níger entenderam-se sobre a gestão comum das suas fronteiras a fim de lutarem contra a insegurança, soube a PANA de fonte diplomática.
para o efeito, as duas partes assinaram quarta-feira última um acordo orientado para a gestão comum das suas fronteiras para o mesmo objetivo, segundo a fonte.
"O acordo que nós acabamos de assinar é um acordo de cooperação em diferentes domínios da vida diária, tais como a segurança, a agricultura, a pecuária, o ambiente, a saúde, a educação entre outros” , afirmou quarta-feira o chefe da diplomacia burkinabe, Alpha Barry.
"Haverá a fronteira, mas vamos fazer como se não existe definitivamente uma fronteira", afirmou, por sua vez, o ministro nigerino do Interior, Ankourao Kala.
Kala indicou que, doravante, estas populações pertencem a dois Estados, mas que têm uma vida em comum, um desenvolvimento em comum e perspetivas futuras em comum e que haverá a integração destas comunidades.
"Uma vez resolvido este problema de fronteira, vocês resolverão muitos problemas de insegurança. Quando as comunidades não se entendem, há problemas”, disse.
O Burkina Faso e o Níger partilham uma longa fronteira comum com dois povos que têm relações de parentesco em ambos lados.
-0- PANA TNDD/TBM/SOC/FK/DD 11julho2019