Burkina Faso e Mali juntos na luta contra terrorismo
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso e o Mali decidiram reforçar a sua cooperação bilateral em matéria de segurança e defesa, na luta contra o terrorismo,, declarou o Presidente da transição burkinabe, o capitão Ibrahim Traoré.
O novo homem forte do Burkina Faso fez esta declaração no termo de uma audiência que lhe concedeu o seu homólogo maliano, o coronel Assimi Goita, à porta fechada.
"É uma visita de cortesia e amizade a um povo irmão", disse o novo homem forte do Burkina Faso, no termo do encontro.
"O mais importante para nós, na situação atual, é o desafio de segurança. Viemos trocar opiniões sobre como reforçar a nossa cooperação militar e poder realizar melhor as nossas operações para protegermos as nossas populações", declarou à imprensa.
Relativamente às populações do Burkina Faso, do Mali e do Sahel, em geral, Traoré lançou um apelo para que elas sejam "muito mais unidas", "estejam de mãos dadas e permaneçam unidas nesta luta", segundo a mesma fonte.
As duas personalidades abordaram aspetos atinentes à segurança, em particular a luta contra o terrorismo, anunciou quinta-feira, a Presidência da República do Burkina Faso.
Após o encontro à porta fechada, as duas personalidades alargaram as trocas com suas respetivas delegações por mais de três horas.
Confrontados com ataques terroristas, o Mali e o Burkina Faso compartilham uma fronteira de 1.200 quilómetros de extensão com muitas trocas entre as populações, daí a escolha do Presidente Traoré de visitar o Mali, lê-se no texto.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 04novembro2022