Burkina Faso diz tomar nota de pedido maliano de "retirada da MINUSMA"
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe tomou nota do pedido de "retirada sem delongas" da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA, sigla em francês), formulado pelo mesmo país, soube a PANA de fonte oficial.
O Burkina Faso saudou esta "decisão corajosa" formulada pelas autoridades malianas de transição diante do Conselho de Segurança reunido durante a sua 9350.ª sessão, a 16 de junho corrente em Nova Iorque (Estados Unidos), indicou o porta-voz do Governo burkinabe, Jean Emmanuel Ouedraogo.
Felicitou o Mali por esta escolha assumida, em conformidade com a visão estratégica do Estado maliano na luta contra o terrorismo e pelo restauro da paz e segurança no Sahel.
O Governo burkinabe encoraja o Governo e o povo maliano irmão do Mali nesta afirmação da soberania do Estado maliano e a expressão da vontade dos Malianos de serem os únicos responsáveis pelo seu destino.
O Governo burkinabe convida a comunidade internacional a observar o estrito respeito pelas escolhas feitas pelo Mali.
Pede ao Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (António Guterres) que queira tomar disposições úteis no sentido da retirada das tropas burkinabes envolvidas no quadro da MINUSMA.
Reafirma finalmente a sua solidariedade ao Governo maliano e a todos os povos do Sahel na luta contra o terrorismo.
Disse permanecer fiel ao ideal de construir com toda independência e toda responsabilidade um mundo de paz, segurança e desenvolvimento partilhado para todos os sahelianos.
-0- PANA NTDD/JSG/FK/DD 19junho2023