Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso diz estar no "bom caminho" na luta contra terrorismo

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe está "no bom caminho" na luta contra o terrorismo que tem feito muitas vítimas desde 2015, considerou domingo o primeiro-ministro Christophe Marie Joseph Dabiré.

"Posso assegurar-vos que o Governo está no bom caminho nesta luta implacável contra o obscurantismo", disse o chefe do Governo, dirigindo-se ao povo de Tenkodogo (centro-este), durante uma visita às obras de construção das infraestruturas para a celebração, em dezembro, da festa nacional do país nesta localidade.

Segundo Dabiré, para ganhar maiores batalhas, "precisamos do apoio (...) do povo burkinakabe, unido e solidário, para alcançar resultados mais satisfatórios e libertar o nosso país". "Não é uma luta que seja da exclusiva responsabilidade do Ggoverno e das forças de defesa e segurança. Esta guerra é a guerra de todo o povo burkinabe ", explicou.

Durante mais de quatro anos, o Burkina Faso foi assolado por ataques terroristas cada vez mais recorrentes e mortais, particularmente nas regiões do Sahel, do norte, do leste, do centro-norte e da Boucle du Mouhoun.

Estes ataques causaram muitas vítimas mortais e feridos entre as forças de defesa e segurança e a população civil.

Elas têm também tido um impacto negativo nos esforços de desenvolvimento socioeconómico do país, com a pilhagem sistemática de gado, a destruição de meios de produção e locais de comércio e o encerramento de escolas e centros de saúde.

-0- PANA TNDD/TBM/DIM/IZ 25nov2019