Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso cria célula de crise após rapto de Europeu em seu território

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe anunciou sábado ter criado uma célula de crise depois do ataque e do rapto dum Romeno no jazigo de manganésio de Tambao, no norte do pais.

Num comunicado transmitido à PANA, o Governo criou uma célula de crise e investigações estão atualmente em curso para encontrar raptores que fugiram em direção à fronteira entre o Burkina Faso e o Níger.

Sábado por volta das 10 horas e 30 minutos, uma equipa de segurança da mina de Tambao foi alvo, durante uma patrulha, dum ataque perpetrado por indivíduos armados não identificados que circulavam a bordo dum veículo de tipo Land Cruiser.

Segundo as autoridades burkinabes, durante este ataque, um expatriado europeu trabalhador na mina foi sequestrado, um motorista ficou ligeiramente ferido e um gendarme, gravemente ferido, foi evacuado para Ouagadougou, a capital do país.

Condenando este "ato bárbaro e cobarde", o Governo burkinabe apela às populações para a calma, garantindo que todas as disposições foram tomadas para assegurares pessoas e bens em todo o território nacional, nas zonas fronteiriças e na zona saheliana que depende da soberania do Burkina Faso.

-0-PANA NDT/BEH/MAR/DD 05abril2015