Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso cria Observatório Nacional de Factos Religiosos

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo de transição do Burkina Faso anunciou, após uma reunião do Conselho de Ministros, a criação de um Observatório Nacional de Factos Religiosos (ONAFAR) para "seguir a aplicação dos regulamentos sobre práticas culturais."

De acordo com o Governo burkinabe, o ONAFAR terá por missão monitorar os conteúdos mediáticos de caráter religioso e acompanhar a aplicação dos regulamentos sobre as práticas culturais.

A instituição terá também como objetivo, entre outros, promover a tolerância e o diálogo interreligioso, reforçar as capacidades dos líderes religiosos e dos animadores dos media confessionais laicos.

O Burkina Faso, país laico da África Ocidental, é povoado por mais de 17 milhões de habitantes, sendo o Islão a religião maioritária mas sem que tenha conhecido até agora algum conflito interreligioso.

A última edição do jornal satírico francês "Charlie Hebdo", escrito pelos sobreviventes do ataque terrorista que dizimou a sua redação, não foi oficialmente proibido no Burkina Faso.

Ao mesmo tempo, eventos anti-Charlie foram registados em Bobo Dioulasso, a segunda cidade no oeste, onde a bandeira francesa foi queimada.

-0- PANA NDT/JSG/DIM/IZ 29jan2015