Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Ministério burkinabe da Integração Africana e Comunidade Burkinabe no Estrangeiro lança sexta-feira a primeira pedra das obras de construção de um Centro de Acolhimento e Reintegração para Migrantes, soube-se fonte oficial, em Ouagadougou.
A cerimónia, que será presidida pelo primeiro-ministro Christoph Joseph Marie Dabiré, ocorrerá em Bassinko, um dos bairros de Ouagadougougou, a capital.
Segundo uma declaração governamental, o futuro centro, que terá salas de alojamento bem como oficinas de formação profissional, servirá de centro de acolhimento para migrantes de regresso ou em trânsito, com vista a prestar-lhes assistência.
Com um custo total de cerca de 1,42 biliões de francos CFA, o centro será construído com o apoio da União Europeia (UE) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e ajudará a responder à problemática da proteção dos direitos dos migrantes, no Burkina Faso, diz o documento.
A sua construção reflete o compromisso do Burkina Faso, enquanto país de partida, receção e trânsito de migrantes, de ter em conta o fenómeno migratório nas suas políticas e programas.
O país já tinha adotado, em fevereiro de 2017, uma Estratégia Nacional para as Migrações (SNMig), recordou o Ministério da Integração Africana e Comunidade Burkinabe no Exterior.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/IZ 03dez2020