Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso comemora, quinta-feira, o quinto aniversário da destituição do regime do Presidente Blaise Compaoré, por uma insurreição popular, em 2014, quando tentava modificar a Constituição para poder disputar um novo mandato na magistratura suprema do país.
Diversas manifestações estão previstas para celebrar o evento, anuncia uma nota oficial em que “o Governo presta homenagem aos mártires” através da limpeza do Monumento dos Heróis Nacionais e da organização de cerimónias religiosas em memória das vítimas e pela paz no Burkina Faso.
O dia de quinta-feira será marcado no Monumento dos Heróis Nacionais, em Ouaga 200, pela ressonância da sirene às 10 horas, seguida de um minuto de silêncio em todo o território nacional em memória dos mártires e da deposição de uma coroa de flores pelo Presidente Roch Marc Christian Kaboré.
O ex-Presidente Blaise Compaoré foi obrigado à demissão por uma onda de manifestações que inflamaram o país, de 30 a 31 de outubro de 2014.
Vários milhares de pessoas saíram às ruas para se opor a um projeto de modificação da Constituição que devia permitir-lhe disputar um novo mandato.
Uma dezena de pessoas morreram e várias outras ficaram feridas durante a repressão.
Desde a sua destituição, Blaise Compaoré vive no exílio na Côte d’Ivoire.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ 29out2019