Burkina Faso comemora 59º aniversário da independência
Ouagadougou, Burkina Fasi (PANA) – O Burkina Faso celebra, esta segunda-feira, o 59º aniversário da sua independência, mas as atividades comemorativas vão realizar-se a 11 de dezembro próximo.
No entanto, este dia de 5 de agosto é declarado feriado nacional.
"A 5 de agosto de 1960, o Presidente Maurice Yaméogo proclamava solenemente a independência do país, hoje comemorada a 11 de dezembro de cada ano", escreveu o chefe do Governo, Christophe Marie Joseph Dabiré.
Para ele, esta data de 5 de agosto, « símbolo da nossa liberdade, representa um momento forte de mobilização em torno dos valores cardeais que formam a base do nosso país: valores de unidade, igualdade, paz, solidariedade, fraternidade e coesão social”.
Ele acrescentou que esta data também marca “a lembrança dos sacrifícios que os nossos corajosos antepassados consentiram para a nossa liberdade”, sublinhando que nestes momentos difíceis que “nós atravessamos, devemos, mais do que nunca, recordar-nos deste evento e trabalhar para perpetuar estes valores e este legado que os nossos antepassados nos transmitiram”.
No domingo, o Burkina Faso também celebrou o 36º aniversário da Revolução Democrática e Popular dirigida pelo capitão Thomas Sankara e pelos seus camaradas.
Thomas Sankara dirigiu a Revolução burkinabe de 4 de agosto de 1983 até ao seu assassinato, num golpe de Estado, que instalou a 15 de outubro de 1987 Blaise Compaoré no poder.
Ele mudou o nome da República de Alto Volta, saído da colonização, para Burkina Faso, que significa “ o país dos homens íntegros”.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ 5ago2019