Burkina Faso celebra 60º aniversário da independência
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso comemorou, esta sexta-feira, os seus 60 anos de independência sob o lema: “Coesão nacional e Engajamento patriótico para um desenvolvimento sustentável do Burkina Faso num contexto de insegurança e de covid-19 "
Trata-se lá duma interpelação coletiva para uma sagrada união das suas filhas e filhos, para enfrentar os desafios atuais e garantir ao país, a segurança, a saúde e o desenvolvimento económico e social ", disse o Presidente Roch Marc Christian Kaboré numa mensagem aos seus compatriotas.
“Alcançar tais ambições, pelas quais estou engajado com você, requer necessariamente uma mudança de mentalidade e comportamento”, disse-se.
Para Kaboré, a comemoração do sexagésimo aniversário da independência do país é uma excelente oportunidade para saudar a memória dos fundadores da Nação e prestar uma vibrante homenagem ao povo do Burkina Faso, pela sua resiliência e pelo seu compromisso com a Pátria, a coesão social e o desenvolvimento compartilhado.
“A cultura da tolerância e da convivência, a civilidade, o patriotismo, o diálogo inclusivo, tendo em conta os nossos valores culturais positivos, alicerces da paz e da coesão, serão a chave do nosso sucesso”, afirmou-se -sublinhando que nesta área, “devemos reconhecer que ainda restam desafios significativos, se queremos estar em sintonia com a necessidade legítima de paz, da segurança e do desenvolvimento harmonioso do Burkina Faso”.
Para o efeito, exortou "o Governo, o povo de Burkina Faso nos seus vários componentes, e cada Burkinabe, para que cada um assuma a sua parcela de responsabilidade para tornar a coesão social e o patriotismo realidades concretas nos níveis político e administrativo, económico e social ".
“Nenhuma nação pode prosperar na desordem, no incivismo, na corrupção, na negação da pátria, tantos flagelos que fragilizam a coesão social e os esforços pelo bem-estar coletivo”, frisou-se.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/IZ 11dez2020