Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O primeiro-ministro burkinabe, Christophe Joseph Marie Dabiré, apresentou, quarta-feira, as suas condolências à Côte d’Ivoire, pela morte do seu homólogo, Hamed Bakayoko.
"Eu soube com uma profunda tristeza, o desaparecimento do meu homólogo e irmão, sua excelência Hamed Bakayoko, primeiro-ministro da República da Côte d’Ivoire. Neste momento extremamente doloroso, eu gostaria, em nome do Governo, de exprimir toda a minha compaixão e solidariedade, face a esta pesada perda”, escreveu Dabiré num comunicado.
« Os meus pensamentos vão para a família Bakayoko, seus camaradas políticos e todo o povo ivoiriense duramente afetados. Eu desejo que ele descanse em paz!”, acrescentou.
O primeiro-ministro ivoiriense, Hamed Bakayoko, faleceu, quarta-feira última, na Alemanha, vítima de um cancro, anunciou o Presidente ivoiriense, Alassane Dramane Ouattara, num twitter.
Evacuado primeiro para a França, a 18 de fevereiro último, ele foi, depois, transferido a 6 de março corrente para a Alemanha onde morrerá.
Hamed Bakayoko, fiel colaborador do Presidente Ouattara, que o considerava como o seu filho, substituiu Amadou Gon Coulibaly, falecido a 8 de julho de 2020 em Abidjan (capital económica do país) na sequência de um mal-estar em pleno conselho de ministros.
Patrick Achi foi nomeado segunda-feira última para lhe suceder, interinamente.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 11março2021