Burkina Faso apresenta nova versão da estátua de Thomas Sankara
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A uma nova versão da estátua gigante de Thomas Sankara, pai da revolução burkinabe, foi divugada domingo ao público, soube a PANA de fonte oficial, em Ouagadougou.
A estátua do primeiro President do Burkina Faso foi implantada, a 2 de março de 2019, tendo sido depois reenviada à oficina por dissemelhança com o pai da revolução burkinabe, de acordo com a fonte.
A mesma fica doravante no sítio do Conselho do Entendimento, em Ouagadougou, onde Sankara foi assassinado com 12 dos seus companheiros, a 15 de outubro de 1987, num golpe de Estado protagonizado pelo seu irmão de armas, Blaise Compaoré, que logo depois tomou o poder.
A obra de cinco metros de bronze, que mostra Thomas Sankara fardado com o punho no ar, é do Comité Internacional Memorial Thomas Sankara (CIM-TS).
Foi realizada pelo artista burkinabe Jean-Luc Bambara que, no entanto, foi muito critacado por dissemelhança da mesma do herói nacional, em 2019.
A queixa-crime relativa ao caso Thomas Sankara e aos seus companheiros foi depositada em 1997 sob o regime de Compaoré, mas ficou sem efeito.
Porém, uma insurreição popular, desencadeada de 30 a 31 de outubro de 2014, derrubou o então regime de Compaoré, depois de 27 anos de poder absoluto, e que abriu finalmente, em 2015, a via para uma transição democrática conducente, dois anos mais tarde, às primeiras eleições democráticas, no Burkina Faso.
-0- PANA TNDD/TBM/MAR/DD 18maio2020