Burkina Faso apreende mais de dois quilos de ouro
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Unidade Aeroportuária Antitráficos (CAAT) de Ouagadougou, no Burkina Faso, confiscou três lingotes de ouro com o peso total de 2,13 quilogramas, no quadro da luta contra os tráficos ilícitos, soube-se de fonte oficial, sexta-feira.
De acordo com um comunicado das Alfândegas, esta apreensão, realizada a 30 de abril último, constitui o resultado duma franca colaboração entre as diferentes corporações da CAAT, incluindo a Polícia, a Gendarmaria e as Alfândegas.
O ouro e o respetivo processo foram entregues à Brigada Nacional Antifraude do Ouro (BNAF) para análise.
A CAAT representa uma estrutura mista, tutelada pelo o Ministério da Segurança, composta de agentes das Alfândegas, da Polícia e da Gendarmaria e de luta contra o tráfico de estupefacientes, saídas fraudulentas do ouro, divisas e de mercadorias como os produtos da fauna e flora e os bens médicos falsificados.
Ela intervém igualmente na luta contra as ameaças ligadas ao terrorismo, ao tráfico de pessoas e de migrantes.
O Burkina Faso perde vários biliões de francos CFA cada ano devido à fraude no setor da produção artesanal do ouro, de acordo com um inquérito do Instituto Nacional de Estatísticas, que revela que mais da metade do ouro produzido pelos 448 sítios de exploração artesanal e semimecanizada é controlada por redes paralelas de venda do ouro.
Esta fraude poderá oscilar entre 15 e 30 toneladas de ouro por ano, o que faz perder ao Estado mais de 200 biliões de francos CFA (371 milhões 283 mil 683 dólares americanos), de acordo com o Governo
-0- PANA TNDD/JSG/FK/aiZ 20maio2021