Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso acolhe Salão Internacional de Algodão e de Têxtil

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um Salão Internacional de Algodão e de Têxtil (SICOT), realiza-se esta quinta-feira em Koudougou, a cerca de 100 quilómetros a oeste de Ouagadougou, anunciou o serviço de apoio à Presidência da República do Burkina Faso.

Sob o lema "A transformação integrada do algodão, fator de criação de empregos e de "quezas », o SICOT será presidido pelo chefe de estado burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, de acordo com a fonte.

No encontro, o primeiro do género, são esperados cerca de mil participantes, palestrantes, peritos e atores da cadeia de valor do algodão.

Mais de 200 pavilhões serão colocados à disposição dos expositores, segundo o ministério burkinabe do Comércio.

O SICOT será também um fórum de valorização das ferramentas modernas de produção, de transporte, de transformação (fiação, tinta, tecelagem e malha), de financiamento e de comercialização dos produtos.

Segundo cifras oficiais, apenas dois porcento do algodão burkinabe é transformado a nível local.

O algodão, segundo produto de exportação do Burkina Faso depois do ouro desde 2009, teve, em 2017, um mau rendimento, causando ao país a perda da sua liderança na produção deste produto em África, a favor do Mali.

-0- PANA NDT/BEH/CJB/DD 27set2018