Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe anunciou, quarta-feira, a abertura de um inquérito sobre a morte 12 pessoas, na semana passada, durante uma operação antiterrorista no leste do país.
No quadro da luta contra o terrorismo, o posto da Gendarmaria de Tanwalbougou (departamento de Fada N’Gourma, Província do Leste) deteve 25 indivíduos durante operações no terreno. Na noite de 11 a 12 de maio de 2020, 12 deles perderam a vida.
O Governo do Burkina Faso deplora essas mortes e apresenta as suas condolências às famílias das pessoas falecidas, indicou, num comunicado, o porta-voz do Governo, Remis Dandjinou.
Dandjinou disse que o Governo informa a opinião nacional bem como todas as famílias que um inquérito judicial já foi aberto pelo procurador do Burkina Faso junto do Tribunal de Grande Instância de Fada N’Gourma.
Por outro lado, um inquérito administrtivo foi instruído a fim de situar as responsabilidades por esta tragédia.
O Governo tranquilizou toda a população que as Forças Armadas Nacionais levam a cabo o combate ao terrorismo com a preocupação pelo profissionalismo e pelo respeito dos compromissos do nosso país em matéria de Direito Internacional Humanitário e de Direitos Humanos.
Reafirmou o caráter nacional e republicano do Exército burkinabe e pediu a colaboração de toda a população com as forças de defesa e segurança "no combate do nosso povo ao terrorismo".
-0- PANA TNDD/BEH/FK/IZ 20maio2020