Burkina Faso abre embaixada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso está pronto para abrir uma embaixada nos Emirados Árabes Unidos, soube a PANA de fonte oficial em Ouagadougou.
Para o efeito, o futuro encarregado de negócios e ministro conselheiro na nova embaixada, Souleymane Hebié, recebeu, terça-feira das mãos do chefe do ministro burkinabe dos Negóciis Estrangeiros, Alpha Barry, uma bandeirola do nosso país, símbolo de representação e defesa dos interesses do Burkina. Faso nos Emirados Árabes Unidos.
A entrega desta bandeirola ocorreu quando o chefe da diplomacia burkinabe dava luz verde ao pessoal responsável pela abertura da nova embaixada do Burkina Faso em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Este assunto foi oficializado durante a visita do Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, aos Emirados Árabes Unidos, em janeiro de 2020, lê-se num comunicado do chefe da diplomacia burkinabe.
A abertura desta missão diplomática deverá permitir o reforço dos laços de amizade e fraternidade entre Abu Dhabi e Ouagadougou e intensificar a cooperação, bem como intercâmbios económicos e comerciais entre os nossos dois países, lê-se na nota.
Os Emirados Árabes Unidos são um importante parceiro do Burkina Faso através, em particular, dum apoio do Fundo de Abu Dhabi e dum importante apoio na luta contra o terrorismo no Sahel, cifrado em 30.000.000 dólares americanos, para o financiamento da Força Conjunta do G5 Sahel", segundo a mesma fonte.
Fazem parte do G5 Sahel Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad, com o objetivo de combater o terrorismo e o extremismo violento, e estabilizar a região.
-0- PANA NTDD/IS/MAR/DD 07dez2021