Agência Panafricana de Notícias

Bulgária apoia plano marroquino para resolver conflito no Sara Ocidental

 

Rabat, Marrocos (PANA) - A Bulgária apoia o plano marroquino de autonomia "como uma base séria e credível" para resolver o conflito no Sara Ocidental, declarou a ministra bulgara dos Negocios Estrangeiros, Mariya Gabriel.

Esta posição da Bulgária consta de uma declaração conjunta adotada quarta-feira última em Rabat pelo ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Nasser Bourita, e pela sua homóloga búlgara.

Durante um briefing conjunto com a imprensa, a chefe da diplomacia búlgara afirmou que "Marrocos vive uma era de desenvolvimento importante através da visão do rei Mohammed VI."

Indicou que os dois países partilham confiança, amizade e cooperação reais, e que "estamos determinados a reforçar estas valências em todos os domínios. O ano de 2024 será um começo importante a fim de que se abra uma  cooperação importante no interesse dos nossos jovens e das nossas  populações."

Também mencionou os acordos assinados à margem da sua visita, nomeadamente nos setores da cultura, da comunicação e do cinema, que, a seu ver, constituem "um começo importante nas relações entre os dois países e um novo exemplo de cooperação."

Manifestou o desejo de o seu país prosseguir a cooperação entre a Europa e Marrocos, afirmando "ver em Marrocos um país líder no desenvolvimento na região, oferecendo uma oportunidade importante num ambiente mutante."

Por sua vez, Nasser Bourita sublinhou que a visita da sua homóloga búlgara "é a primeira do género há 10 anos e a primeira de um ministro búlgaro dos Negócios Estrangeiros em África e no mundo árabe."

Disse que a escolha de Marrocos prova que prosseguem as sólidas e históricas relações entre os dois países.

"As relações entre os dois países são sólidas e frutuosas, e registaram nos últimos anos um respito mútuo", regozijou-se Bourita, acrescentando que Marrocos considera a Bulgária "um ator essencial na estabilizaçāo da região dos Balcãs, e influi na União Europeia e na região mediterrânica."

A seu ver, a Bulgária pode constituir um ponto de partida importante para permitir a Marrocos reforçar a sua cooperação com os países da Europa do Leste.

Saudou "a posição histórica da Bulgária ora anunciada", agradecendo o país pela sua posição sobre o caso do Sara Ocidental e o seu apoio ao plano marroquino de autonomia nesta conturbada região do noroeste de África.

Assim, a Bulgária se junta a 14 outros países europeus, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Países Baixos e Portugal, apoiantes do plano marroquino para o Sara Ocidental.

Do mesmo modo, os dois países afirmaram o seu apoio aos esforços do enviado pessoal do Secretario-Geral das Nações Unidas, Staffan de Mistura, para levar as partes em conflito, no que ao Sara Ocidental diz respeito, à mesa de négociações a fim de avançarem com processo político.

Também, reafirmaram o seu apoio à Missão das Nações Unidas no Sara Ocidental (MINURSO).

A imprensa maroquina qualificou esta posição da Bulgária de "uma viragem importante e histórica" na política do mesmo país relativamente a Marrocos. 

Ex-colonia espanhola, o Sara Ocidental foi anexado por Marrocos, pouco tempo depois do seu abandono, em 1975, pela então potência colonial.

Apoiada, militar e logísticamente pela Argélia e, até um certo tempo, pela Mauritânia, a Frente Polisário, movimento armado sarauí, luta, desde então, contra Marrocos, a fim de reivindicar a soberania deste território.

-0- PANA AT/AD/IN/IS/SOC/DD 10janeiro2024