Agência Panafricana de Notícias

Búlgara Irina Bokova eleita directora-geral da UNESCO

Dakar- Senegal (PANA) -- Os 58 membros do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) elegeram segunda-feira em Paris a Búlgara Irina Gueorguieva Bokova para o posto de directora-geral da agência no termo duma quinta volta do escrutínio, anuncia um comunicado enviado à PANA.
Entre os nove candidatos ao posto de director-geral da UNESCO figuravam quatro africanos, nomeadamente o Argelino Mohammed Bedjaoui, o Egípcio Farouk Hosny, o Tanzaniano Sospeter Mwijarubi Muhongo e o Beninense Nouréini Tidjani-Serpos.
A eleição de Irina Bokova, com 31 votos, deverá ser ratificada a 15 de Outubro pela Conferência Geral da UNESCO que agrupa os representantes dos 193 países membros da organização.
Nascida em 1952 em Sofia, a capital búlgara, Irina Bokova é actualmente embaixadora do seu país em França e seu delegado permanente junto da UNESCO.
Diplomata de carreira formada no Instituto das Relações Internacionais de Moscovo e na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, ela foi vice-ministra dos Negócios Estrangeiros (1995-97) e ministra dos Negócios Estrangeiros (1996-97).
Ela foi candidata à vice-presidência da República em 1996 e apoiou a adesão do seu país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e à União Europeia (UE).