Buhari saúda veredito do Supremo a confirmar sua reeleição na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, saudou quarta-feira o veredito do Tribunal Supremo a confirmar a sua vitória nas eleições presidenciais de fevereiro último, e considerou que é hora de se concentrar "apenas" em questões que preocupam o país.
O Supremo Tribunal rejeitou o recurso interposto pelo principal partido da oposição, o Partido Popular Democrático (PDP), e pelo seu candidato presidencial, o antigo Vice-Presidente Alhaji Atiku Abubakar, para contestar a sua reeleição.
O Presidente Buhari foi reeleito por uma maioria de 55,6 pontos percentuais dos votos na primeira volta.
Em declaração do seu porta-voz, Malam Garba Shehu, desde Riyad, na Arábia Saudita, onde o Presidente participa numa cimeira sobre investimento, o Presidente Buhari agradeceu mais uma vez aos Nigerianos pelo mandato que lhe foi dado para gerir os assuntos do país durante mais quatro anos.
"O ex-Vice-Presidente e o seu partido político exerceram os seus direitos, ao abrigo da Constituição, da lei eleitoral da Nigéria, de apresentar uma petição em tribunal para contestar o resultado. Fizeram-no primeiro com o Tribunal Eleitoral, que se pronunciou contra eles em setembro de 2019. Hoje, após seu recurso à Suprema Corte e a decisão desta última de indeferir o seu pedido 'infundada', o caso está encerrado", diz o comunicado.
De acordo com a mesma nota, o Presidente e o seu Governo agora podem concentrar-se exclusivamente "em questões que preocupam o país".
-0- PANA MON/MA/NFB/DIM/IZ 01nov2019