Buhari lidera contagem das presidenciais na Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, candidato às presidenciais do Congresso de Todos os Progressivos (APC) no poder, dominou o seu principal opositor e candidato do Partido Democrático Popular (PDP), Alhadji Atiku Abubakar, nas eleições presidenciais que decorreram sábado.
Com os resultados autentificados anunciados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) de 18 Estados da Federação Nigeriana e Território da Capital Federal (FCT), o Presidente Buhari dominou Atiku com mais dum milhão de votos.
Entre os Estados proclamados até agoro, Atiku ganhou em Oyo, Ondo (sudoeste da Nigéri), o FCT, Abia e Enugu (sudeste da Nigéria), Plateau (centro norte) e Adamawa (nordeste e Estado de origam de Atiku).
No Estado de Oyo, Atiku bateu Buhari justamente com mil e 363 votos, Atiku lidera igualmente em Akwa Ibom, Delta, Anambra e Benue.
Por outro lado Buhari obte a vitória em 11 Estados, incluindo Ekiti, Osun, Ogun, Lagos (todos no sudoeste) Kwara, Nasarawa, Kogi (centro norte), Yobe, Gombe (nordeste) e Sokoto (noroeste). Dominava igualmente nos Estados de Borno, Katsina, Kebbi e Kaduna.
Atiku perdeu ao mesmo tempo em Kano e em Lagos, os dois Estados tendo a maior forte população votante.
Se a tendência se confirmar, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) que continua a anunciar os resultados na sua sede nacional em Abuja, deveria declarar oficialmente Buhari reeleito terça-feira.
Mas segunda-feira à noite, o PDP rejeitou os resultados afirmando que os dados lidos pela CENI são "incorretos e inaceitáveis para o nosso partido".
-0- PANA MON/AR/MTA/BEH/MAR 26fev2019