Brigadeuro João Cravid anuncia reformas urgentes nas Forças Armadas São-tomenses
São Tomé, São Tomé e Príncipe - (PANA) – O novo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, João Pedro Cravid, acaba de anunciar reformas em breve no Exército, soube a PANA de fonte oficial.
Mostrou-se preocupado com a situação “degradante” em que vivem osmilitares, lamentando por outro lado os acontecimentos de 25 de novembro no Quartel-General das Forças Armadas Nacionais.
Segunda-feira última, João Pedro Cravid, ex-chefe da Casa Civil do Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova, foi empossado no cargo.
Ele substituiu no cargo Olinto Paquete, que se tinha demitido das suas funções por considerar que foi enganado sobre os fatos que ocorrem no Quartel-General que culminaram com a morte de quatro indivíduos, incluindo dois ex-operacionais do Batalhão Búfalo que operava na Africa do Sul.
João Cravid é o quinto brigadeiro a assumir as funções de chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, desde que foi criada esta estrutura há já 10 anos no Exército.
Terça-feira última, o brigadeiro apresentou-se aos militares no Quartel-General das Forças Armadas, palco duma operação ocorrida na madrugada de 25 de novembro último, considerada como uma tentativa de golpe de Estado, neutralizada pelas forças leias ao Governo.
“Nós temos que erguer a cabeça e seguir em frente, e o processo de investigação está a correr os seus transmites para o apuramento da verdade“, afirmou João Cravid.
"União, disciplina e trabalho" são as linhas de força do comando de João Pedro Cravid, que pretende não excluir ninguém mas alertou que “estarei atento a todos.”
A luz do acontecimento de 25 de novembro, em que as investigações paralelas decorrem para o apuramento da verdade, o novo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Nacionais indicou que vai anunciar em breve algumas medidas sem as especificar no entanto.
“Vamos mudar a forma de agir. Vamos mudar a forma de estar porque há necessidade urgente dessas reformas. Brevemente algumas decisões serão tomadas ainda nesta semana“, enfatizou.
Para além das reformas e medidas anunciadas, João Cravid mostrou-se "preocupado" com a situação que qualificou de "degradante" em que se encontram e vivem os militares.
O novo brigadeiro prometeu uma solução urgente, qualificando de "precária" a situação em que vivem os militares.
-0- PANA RMG/DD 08dez2022