Brigadeiro senegalês reformado condecorado no Burundi
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente burundês, Evariste Ndayishimiye, condecorou esta segunda-feira um oficial general senegalês reformado, o brigadeiro Alioune Samba, com uma medalha de mérito, soube a PANA de fonte oficial.
A sua condecoração justifica-se pelo seu papel, enquanto presidente da Comissão Mista de Supervisão de Cessar-Fogo na guerra civil de carácter étnico, entre 1993 e 2003, no Burundi, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Africana (UA), segundo a mesma fonte.
A homenagem inscreve-se no âmbito das festividades alusivas ao 62.º aniversário da independência nacional do Burundi.
“O militar senegalês veio juntar-se a nós de livre vontade, o que testemunha o seu amor sincero ao nosso país”, sublinhou o Presidente Ndayishimiye, na presença do seu homólogo tchadiano, Mahamat Idriss Deby Itno.
Por sua vez, Alioune Samba exprimiu a sua alegria e emoção por se encontrar de novo no Burundi 25 anos mais tarde, após a assinatura do Acordo de Paz Burundês.
A Missão Africana no Burundi (MIAB) e a Operação das Nações Unidas no mesmo país (ONUB) trabalharam de mãos dadas pelo reestabelecimento da paz neste país dos Grandes Lagos Africanos que vivenciava uma guerra civil sangrenta, resultante do assassinato do então Presidente do Burundi democraticamente eleito, Melchior Ndadaye.
Consequentemente, mais de 5.600 militares, polícias e civis estranfeiros, de cerca de 50 países foram desdobrados no paíse entre 2004 e 2006.
-0- PANA FB/JSG/DD 1julho2024