Brazzaville suspende eventos culturais devido ao coronavírus
Brazzaville, Congo (PANA) - Alguns espaços culturais, em Brazzaville, incluindo o Instituto Francês do Congo (IFC), um dos locais culturais mais visitados do país, suspenderam desde terça-feira a recepção do público e as suas atividades devido às medidas de prevenção tomadas pelo Governo na sequência do coronavírus (Covid-19), constatou a PANA no local.
"A programação de espetáculos, encontros, ateliês, culturais estão cancelados; a mediateca suspendeu a receção deusuários, inscritos ou que desejam inscrever-se; os exames e cursos de línguas estão suspensos e serão retomados posteriormente, na continuidade dos ciclos de formação iniciados", refere uma nota assinada pelo diretor do IFC, Michel Pré.
Por outro lado, a área do Campus França não receberá mais visitantes para consultas ou informações, assim como o restaurante-bar "La Cafeteria" estará igualmente encerrado.
"Os candidatos aos estudos em França que tenham de passar por uma entrevista no Campus France serão chamados individualmente, de acordo com um horário rigoroso, e só poderão aceder às instalações do IFC na data e hora da sua entrevista e após a apresentação da sua convocatória", indica Michel Pré, precisando que os planos de entrevista à distância serão igualmente implementados".
No entanto, os serviços do IFC permanecem funcionais e podem ser contactados por telefone ou e-mail para os contactos habituais dados nos programas mensais e para os indicados nos sites.
Para o Canal Olympia e os ateliês de Sahm também as atividades foram suspensas, em obediência o uma ordem governamental de limitar a propagação do coronavírus, através nomeadamente da restrição de concentrações.
A sala do Canal Olympia Poto-Poto será fechada também vai permanecer fechada hoje até nova ordem.
-0- PANA MB/DIM/IZ 19março2020