Libreville, Gabão (PANA) – Uma mesa redonda de doadores realiza-se, em Brazzaville, no Congo, a 19 de março próximo, para angariar fundos destinados a financiar projetos integradores da África Central, soube, esta sexta-feira a PANA junto do secretário-geral da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
A CEEAC precisa de 20 biliões de euros e a mesa redonda deverá reunir a República Democrática do Congo (RDC), o Congo-Brazzaville, o Tchad e a República Centro-africana (RCA).
Entre os grandes projetos a financiar figuram a construção da ponte-estrada-carril sobre o rio Congo para ligar Brazzaville a Kinshasa, e o prolongamento do caminho-de-ferro entre Kinshasa e Ilebo.
Há igualmente a construção e modernização da estrada Ouesso-Bangui-Ndjamena e finalmente o projeto de navegação no rio Congo e seus afluentes Oubangui e Sangha.
A primeira fase de mobilização de fundos consiste em obter dois biliões e 500 milhões de euros, enquanto a segunda, que vai estender-se de 2024 a 2030, vai necessitar de 17 biliões e 500 milhões de euros.
-0- PANA LAW/JSG/MAR/IZ 21fev2020