Brasil saúda condições de segurança para reabrir embaixada na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Brasil expressou a sua satisfação pelas condições de segurança criadas e pela estabilidade na Líbia para reabrir a sua embaixada neste país, soube a PANA de fonte oficial.
Esta satisfação foi manifestada quarta-feira última pelo embaixador do Brasil, Ferndado José de Abreu (residente na Tunísia e encarregado de negócios com a Líbia), durante um encontro em Tripoli com o vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Assuntos Políticos, Mohamed Issa.
Nessa ocasião as duas personalidades abordaram questões atinentes ao regresso da Embaixada do Brasil a Tripoli.
O encontro versou igualmente sobre as relações bilaterais que unem os dois países e à importância de reforçarem a cooperação conjunta em diversas áreas.
O vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional também se reuniu, no mesmo dia, em Trípoli, com uma delegação do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil, como órgão do poder executivo, encarregue da assessoria do Presidente da República na formulação, desempenho e acompanhamento das relações do país com outros e com organismos internacionais).
No âmbito do retorno ao trabalho na Embaixada do Brasil em Trípoli, as duas partes buscam formas de continuar a coordenação e consulta sobre questões de interesse comum em fóruns e organizações internacionais, segundo um comunicado oficial líbia.
Por sua vez, o diplomata líbio expressou a sua alegria com esta visita e o entusiasmo da Líbia para fortalecer as relações com o Brasil e abrir novos horizontes para a cooperação conjunta entre os dois países.
Esta reunião segue-se a um desejo comum expresso pelo presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed Al-Menfi, e pelo Presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, de desenvolverem as relações bilaterais e de reabrirem a Embaixada do Brasil em Trípoli, durante uma reunião à margem da cimeira da União Africana ocorrida em Addis Abeba, em fevereiro último, na presença do vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 18abril2024