Agência Panafricana de Notícias

Brasil oferece equipamentos e programas judiciais a Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do Brasil, ministro Gilmar Mendes, chega domingo a Cabo Verde para entregar às autoridades judiciais locais 40 computadores e programas especializados, apurou a PANA na cidade da Praia.
A doação desses equipamentos informáticos e da tecnologia processual específica vai permitir aos procuradores cabo-verdianos emitir pareceres, apresentar petições ou interpor recursos sem a necessidade de impressão em papel.
Conforme uma fonte brasileira, o uso da nova tecnologia irá contribuir para a celeridade processual, com a economia de equipamentos e recursos, indo ao encontro do que as autoridades judiciais cabo-verdianas têm pedido com frequência.
Para o efeito, Gilmar Mendes, que se faz acompanhar do Corregedor Nacional da Justiça brasileiro, Gilson Dipp, traz a Cabo Verde o hardware e o software dos processos judiciais em uso no Brasil, o que irá contribuir para uma maior celeridade da prestação jurisdicional no arquipélago.
Actualmente, a morosidade é apontada em Cabo Verde como o principal problema enfrentado pelo sector da Justiça.