Gaborone, Botswana (PANA) - O Botswana continua a intensificar a sua luta contra a caça furtiva com a morte de vários outros caçadores registados nos últimos dias.
As Forças de Defesa do Botswana (BDF) anunciaram quinta-feira três incidentes separados que resultaram na morte de quatro caçadores ilegais.
“Os incidentes ocorridos durante um período de sete dias, entre 22 e 29 de junho de 2020, foram marcados por trocas de tiros com os caçadores armados. As zonas de contacto eram Mombo em Chiefs Island, Kurunxaraga e Selina, na região de Linyanti ”, explicou o coronel Tebo Kacho Dikolel.
Este último reafirmou o aumento alarmante da caça furtiva de rinocerontes no Delta do Okvango, e que os caçadores continuam a usar táticas implacáveis contra os membros das BDF.
"Desde o início de 2020, dezasseis caçadores armados foram mortos", disse o coronel Dikole, antes de acrescentar que as unidades anticaça furtiva das BDF continuarão a efetuar a sua missão de proteção das espécies ameaçadas.
Estes factos acontecem num contexto marcado pela morte misteriosa de mais de 350 elefantes no norte do Botswana, que os cientistas descrevem como "um desastre para a preservação das espécies".
-0- PANA DRW/AR/NFB/JSG/MAR/IZ 03julho2020