Botswana reforça capacidades de testagem da covid-19
Gaborone, Botswana (PANA) – As capacidades do Botswana para testar a sua população à covid-19 foram reforçadas, graças a uma doação da gigante mineira De Beers, especializada na extração de diamantes e que ofereceu uma máquina que permite realizar tais exames.
Segundo o ministro da Saúde e Bem-Estar, Lemogang Kwape, esta doação ajudará a acelerar os testes ao coronavírus e reduzir a carga de trabalho para os membros de pessoal do Laboratório Nacional (NHL), em Gaborone, a capital.
"As nossas capacidades de fazer testes aumentam, tornam assim o nosso trabalho mais fácil a nível do laboratório”, congratulou-se Kwape.
A maquina oferecida, um QIAGEN EZ1 Advanced XL, procede a uma purificação automática do ácido nucleico e permite fazer cerca de 150 testes por dia, reforçando assim as capacidades do NHL para 650 amostras por dia.
O especialista da De Beers para as relações com a imprensa, Tlamelo Kebalatetse, indicou que o seu grupo respondeu ao apelo do Governo para o ajudar na sua luta contra a covid-19 e que um frigorífico destinado à conservação das amostras acompanha esta máquina.
"Vamos continuar a trabalhar com o Governo para contribuir mais para esta missão essencial que consiste em preservar a vida dos cidadãos tswaneses”, prometeu Kebalatetse.
Atualmente, cinco pessoas testadas positivo ao coronavírus estão curadas, no Botswana, enquanto o país registou 23 casos dos quais uma morte.
-0- PANA DRW/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 29abril2020