Gaborone, Botswana (PANA) – O Botswana está entre os países presentes na 46ª sessão do Comité Diretor da Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA) e no Fórum Ministerial Inovação África 2019, a decorrer de 2 a 5 de dezembro corrente, em Accra (Gana).
Neste encontro da capital ganense, a delegação tswanesa é chefiada pelo ministro do Ensino Superior, Pesquisa, Ciências e Tecnologia, Douglas Letsholathebe.
Os participantes vão, entre outros pontos, abordar os esforços da ADEA para examinar com os países- membros e os participantes a cooperação de desenvolvimento, a situação financeira atual da ADEA e a mobilização de recursos, aspetos-chaves do Relatório 2019 e do Plano de Ação 2020”, declarou Silas Sehularo do Ministério da Educação.
Segundo Sehularo, o objetivo da Cimeira Inovação África 2019, cujo tema é "desenvolvimento das competências digitais, técnicas e profissionais para a próxima geração em África", é reunir os Governos e os investidores da indústria para explorar os domínios críticos para garantir a redução do fosso que separa a educação e a indústria para responder às demandas demográficas das jovens populações.
O Botswana pretende alinhar os programas de ensino e de formação profissionais sobre as necessidades tecnológicas e industrias modernas.
-0- PANA MS/AR/ASA/IS/SOC/MAR/IZ 04dez2019