Gaborone, Botswana (PANA) – Os candidatos de diferentes partidos políticos do Botswana às próximas eleições presidenciais participaram num debate pré-eleitoral divulgado na rádio e na televisão em todo o país.
A televisão pública "Botswana Television (BTV)" organizou quarta-feira um debate entre os candidatos presidenciais às eleições gerais de 2019, em que participaram quatro candidatos de partidos políticos concorrentes.
Trata-se dos candidatos Ndaba Gaolathe, da Aliança para os Progressistas (AP); Mokgweetsi Masisi, do Partido Democrático do Botswana (BDP, no poder); Biggie Butale, da Frente Patriótica do Botswana (BPF); e Douma Boko, do Umbrella for Democratic Change (UDC).
Este debate histórico versou sobre diferentes domínios como a economia, a governação e questões internacionais como a política estrangeira. Os quatro candidatos tiveram todos as mesmas oportunidades convencer os eleitores de os escolher para liderar o país.
O debate foi inicialmente programado para a semana anterior, mas anulado pouco depois, porque o Presidente Masisi estava impedido de participar.
Os jornais locais consideraram que o Presidente “isolou-se” do debate por medo de enfrentar Boko.
-0- PANA MS/VAO/AKA/IS/MAR/IZ 18out2019