Botswana obtém empréstimo de apoio do Banco Mundial
Gaborone, Botswana (PANA) - O Botswana obteve o seu primeiro empréstimo de apoio ao orçamento do Banco Mundial (BM) para apoiar a resposta do país à pandemia da covid-19, soube a PANA de fonte oficial.
O empréstimo de 250 milhões de dólares americanos deve reforçar o desenvolvimento do setor privado e promover uma recuperação resiliente e verde, segundo a mesma fonte.
"O Banco Mundial e o Governo (do Botswana) perspetivaram um empréstimo de apoio ao orçamento para responder às necessidades de financiamento decorrentes dos desafios colocados pela pandemia da covid-19", disse segunda-feira Peggy Serama, ministro das Finanças e Desenvolvimento do Botswana.
Disse que a pandemia da covid-19 implicou uma redução de receita para o Governo e um aumento nas pressões de gastos em função de nedeßidades imediatas, em matéria de saúde imediata e a necessidades conexas, além de medidas de apoio económico e social, e, mais largamente, medidas de apoio implementadas para ajudar empresas e famílias vulneráveis.
"Isso provocou grandes défices orçamentais previstos a médio prazo", declarou Serame.
O dinheiro juntar-se-á a projetos-empréstimos do Botswana, que incluem o Projeto Nacional de Apoio à Prevenção do VIH/Sida por 50 milhões de dólares americanos, o projeto de produção e de transmissão Morupule B para no valor de 42 milhões de dólares americanos, o Projet Integrado de Transporte do Botswana para 186 milhões dólares e o Projeto de Emergência e Segurança e Eficácia da Água do Botswana para 146 milhões de dólares americanos.
Enquanto isso, Serame disse que o dinheiro deve apoiar os esforços contínuos do Governo para salvar vidas, financiando despesas relacionadas com a covid-19, particularmente a aquisição e distribuição de vacinas, implementando, ao mesmo tempo, projetos e programas para apoiar a recuperação da economia nacional.
-0- PANA DRW/MA/BAI/IS/MAR/DD 05out2021