Agência Panafricana de Notícias

Botswana felicita Presidente moçambicano e líder rebelde por acordo de paz

Gaberone, Botswana (PANA) – O Governo do Botswana felicitou o Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, e o líder do grupo rebelde Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO), Afonso Dhlakama, por terem posto termo ao conflito no país com a assinatura dum acordo de paz.

O chefe da diplomacia tswanesa, Phandu Skelemani, declarou esta quinta-feira que « o Botswana e na realidade a comunidade internacional esperam que o acordo de paz ponha termo às hostilidades entre o Governo de Moçambique e as forças da RENAMO ».

Ele encorajou as partes interessadas a aplicar e a respeitar totalmente os termos deste acordo para alcançar uma solução duradoura para os desafios políticos e de segurança atuais de Moçambique.

A assinatura do acordo constitui também uma fase maior para a consolidação da paz e da estabilidade em Moçambique e abre a via para a organização pacífica das próximas eleições presidenciais.

Este país da África Austral organiza em outubro próximo as suas quintas eleições gerais, desde a sua independência em 1975, para eleger o seu quarto Presidente, que sucederá a Armando Guebuza, que já atingiu o limite de dois mandatos constitucionalmente autorizado.

A campanha oficial em Moçambique iniciou-se a 31 de agosto último e os candidatos Filipe Nyusi, da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO, partido no poder), e Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, já estão a trabalhar nas províncias do norte e do centro do país.

O Botswana diz-se determinado a trabalhar estreitamente com todas as partes interessadas para contribuir para o advento da paz e segurança, da estabilidade e prosperidade em Moçambique e na sub-região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

-0- PANA DRW/VAO/NFB/BEH/FK/TON 11set2014