Agência Panafricana de Notícias

Botswana em estado de alerta máximo face a Corronavírus

Gaborone, Botswana (PANA) – O Botswana está em alerta na sequência da epidemia de coronavírus prevalecente na China, soube a PANA de fonte oficial em Gaborone.

O secretário permanente do ministério da Saúde e Bem-Estar, Solomon Sekwakwa, declarou, neste fim de semana, que as autoridades estão  a intensificar as medidas de prevenção, o controlo e a vigilância aos níveis dos distritos e das portas de entrada, e a controlar a situação, em consonância com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Recomenda-se a qualquer pessoa que se deslocar às zonas que registem atualmente casos do novo coronavírus, para não visitar  mercados de animais vivos, evitar qualquer contacto direto sem proteção com animais vivos ou superfícies em contacto com animais”, indicou Sekwakwa.

"Recomenda-se à população para observar a higiene das mãos e a higiene respiratória, bem como hábitos alimentares sãos", acrescentou.

Segundo estatísticas, mais de 282 laboratórios confirmaram casos de coronavírus nos países vizinhos da China, nomeadamente a Tailândia (dois casos), o Japão (um caso ) e a Coreia do Sul (um caso), dos quais seis mortos relatados à OMS, desde a declaração do primeiro caso.

A própria China dá conta de 278 casos assinalados, de acordo com o responsável.

Segundo autoridades chinesas, os primeiros casos  fizeram o seu surto num mercado de frutos haliêuticos da cidade de Wuham, onde eram vendidos animais selvagens.

O primeiro caso foi confirmado a 7 de janeiro de 2020 na cidade Wuhan, de acordo com as mesmas autoridades.

-0- PANA DRW/VAO/NFB/JSG/SOC/FK/DD  26jan2020