Gaborone, Botswana (PANA) – O Botswana avisou que os restos do ciclone tropical Eloise se vão fazer sentir na parte oriental do país, soube a PANA de fonte oficial.
O departamento dos serviços meteorológicos disse que os efeitos serão sentidos a partir de domingo último e que se espalharão para outras partes do país, a partir de segunda-feira última.
Onalenna Mokgachane, porta-voz para o ambiente, recursos naturais e turismo, declarou sexta-feira que o ciclone está atualmente sobre o Canal de Moçambique e que deverá atingir a costa do sul de Moçambique sábado próximo.
"Deverá deslocar-se ao interior das terras e diminuir numa depressão tropical à medida que se vai aproximando do sul do Zimbabwe, do leste de Botswana e do nordeste da África do Sul", declarou Mokgachane.
Acrescentou que a depressão tropical deve causar chuvas generalizadas com quedas ocasionais, ventos fortes e raios em grande parte do país durante a semana.
"Devido a estas fortes quedas, existe a possibilidade de inundações localizadas em alguns lugares. Daí aconselhar-se ao público a tomar cuidados necessários", disse o porta-voz.
-0- PANA DRW/VAO/BAI/IS/MAR/DD 24janeiro2021