Gaborone, Botswana (PANA) - O Presidente Mokgweetsi Masisi participa, a partir desta segunda-feira, na eleição de seis deputados especiais, no quadro dos preparativos para a formação do novo Parlamento saída das últimas eleições gerais.
O presidente interino da Assembleia Nacional, Kagiso Molatlhegi, declarou segunda-feira que o Presidente nomeará seis candidatos à eleição, em conformidade com a Constituição.
"Os 57 deputados eleitos da Assembleia Nacional têm o direito de nomear seis candidatos para eleição como deputados especiais eleitos nos termos do Anexo I da Constituição", disse Molatlhegi.
O presidente da Assembleia Nacional deve receber seis nomes do Presidente e possivelmente seis nomes dos deputados eleitos, se estes quiserem fazer nomeações.
Depois da constituição da Assembleia Nacional, os deputados serão empossados antes de iniciarem as suas funções, e eleger o novo presidente do Parlamento, explicou Molatlhegi.
Sob a égide do seu novo presidente, a Assembleia Nacional aprovará a candidatura do Vice-Presidente da República a ser nomeado pelo chefe de Estado.
A eleição dos deputados especiais e do presidente do Parlamento é feita por voto secreto.
-0- PANA MS/AR/NFB/BEH/CJB/IZ 04nov2019