Gaborone, Botswana (PANA) - O Botswana e o Zimbabwe lançaram uma nova operação conjunta de repatriamento voluntário de cidadãos zimbabweanos que pediram o regresso ao seu país.
A ministra tswanesa dos Negócios Estrangeiros, Unity Dow, declarou quarta-feira que a operação será levada a cabo de 6 a 8 maio de 2020.
"O repatriamento far-se-á por via terrestre e as autoridades zimbabweanas receberão os repatriados no posto fronteiriço de Ramokgwebana, como foi o caso para a anterior operação organizada, a 16 de abril de 2020”, declarou Dow.
O Botswana representa um refúgio de paz para os Zimbabweanos, tanto os imigrantes legais como os ilegais, pois estes últimos ocupam os empregos subalternos.
Segundo a chefe da diplomacia tswanesa, os dois Governos reconhecem o desafio atual da pandemia da covid-19 e as suas consequências negativas consideráveis nos meios de existência, e comprometeram-se a conduzir os cidadãos zimbabweanos voluntários ao repatriamento.
"Os dois Governos também prometeram garantir um repatriamento seguro e humano dos cidadãos envolvidos”, disse Dow.
A ministra tswanesa dos Negócios Estrangeiros indicou além disso que o Botswana continua a colaborar com outros Governos para facilitar o repatriamento voluntário de outros cidadãos.
-0- PANA DRW/MA/NFB/JSG/FK/IZ 07maio2020