Botswana e Namíbia dispensam passaporte
Gaborone, Botswana (PANA) – Os cidadãos do Botswana e da Namíbia em visita num ou no outro país terão a possibilidade de utilizar os seus bilhetes nacionais de identidade em vez dos seus passaportes.
Este projeto foi revelado segunda-feira pelo Presidente do Botswana, Mokweetsi Masisi, por ocasião da abertura do 45º Salão Agrícola de Ghanzi, em que o seu homólogo namibiano, Hage Geingob, é o convidado de honra.
Ghanzi é uma cidade situada no meio do deserto do Kalahari, no oeste do Botswana, a cerca de 669 quilómetros da capital, Gaborone, do lado da fronteira namibiana.
O Governo tswanês postou na sua página Facebook que o Presidente disse que os dois estadistas chegaram a acordo sobre esta questão e esperam que as burocracias dos dois países tomem medidas neste sentido.
Os dois Governos não revelaram contudo quando a livre circulação vai começar.
"Chegamos a consenso sobre o facto de que num futuro não distante vamos eliminar o passaporte para os cidadãos da Namíbia que vêm ao Botswana e os cidadãos tswaneses que viajam para a Namíbia. Tudo o que necessitarão é um bilhete de identidade válido, quando atravessam a fronteira”, congratulou-se o Presidente Masisi.
Ele felicitou o seu homólogo namibiano pelo "Harambee Prosperity Plan", o Plano de Ação do Governo para a Prosperidade para Todos, e declarou que o Botswana vai apreender muito com a experiência namibiana para dela tirar proveito.
-0- PANA MS/MA/NFB/BEH/MAR/IZ 30julho2019