Agência Panafricana de Notícias

Botswana e Estados Unidos marcam "passos importantes" na luta contra sida

Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - A parceria entre os Estados Unidos e o Botswana na luta contra o HIV/Sida deu "passos importantes" mas a batalha ainda não acabou, declarou segunda-feira o secretário de Estado americano, John Kerry.

Numa mensagem endereçada ao Botswana por ocasião da celebração, a 30 de setembro, do seu 47.º aniversário da independência nacional, John Kerry justificou que os seropositivos que estavam perante uma morte iminente "vivem agora vidas satisfatórias e produtivas".

"A nossa luta comum contra o HIV/sida está longe de terminar. Mas juntos demos passos importantes", disse Kerry, lembrando que a parceria e a amizadade entre os dois países baseiam-se em "valores e aspirações partilhadas por um mundo próspero, pacífico e estável".

Segundo ele, trata-se de promover a paz e a estabilidade regionais, do Sudão Sul à Libéria, de proteger os direitos humanos em países como o Zimbabwe e a Síria, de combater o flagelo da caça furtiva das espécies selvagns e de reforçar a governação democrática e o Estado de Direito".

Nos próximos anos, acrescentou, "esperamos reforçar a nossa cooperação para enfrentar estes desafios comuns", desejando paz e prosperidade ao Botswana para o futuro.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 30set2013