Gaborone, Botswana (PANA) – O Botswana descartou qualquer penúria de petróleo devida ao fecho de três refinarias na África do Sul, declarou o secretário permanente do Ministério dos Recursos Minerais, Tecnologias Verdes e Segurança Energética, Mmetla Masire.
Numa declaração, quarta-feira, à imprensa, Masire revelou que o Governo e atores do setor petrolífero começaram a aumentar a quantidade de combustíveis provenientes de fontes alternativas, designadamente Namíbia e Moçambique.
"Atualmente, estamos em condições de responder à procura nacional e o stock estratégico está disponível. No entanto, o stock estratégico só será utilizado em caso de deterioração da situação”, precisou.
Indicou que o Governo continuará a controlar a situação, trabalhar estreitamente com a indústria petrolífera e reagir em consequência conforme a evolução da situação.
Em 2020, o Botswana registou uma penúria de petróleo em todo o país, devido a uma avaria das refinarias, perturbando várias atividades económicas e causando longas filas diante de bombas de abastcimento.
-0- PANA DRW/MA/NFB/JSG/FK/DD 14jan2021