Agência Panafricana de Notícias

Botswana desmente divergências entre Presidentes botswanês e zimbabweano

Gaboronne, Botswana (PANA) - O Governo botswanês rejeitou alegações da imprensa sobre divergência entre o Presidente Ian Khama e o seu homólogo zimbabweano, Robert Mugabe.

Esta suposta querela teria ocorrido durante a Cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), da qual Mugabe é presidente em exercício e Khama o seu adjunto, em Harare, a capital do Zimbabwe.

Segundo a imprensa, Khama criticou abertamente a má governação de Mugabe como causa da partida de numerosos Zimbabweanos para a África do Sul e o Botswana.

O porta-voz do Governo botswanês, Jeff Ramsay, declarou quarta-feira numa rádio local, Yarona FM, que estas informações eram falsas.

"O Presidente Khama não se irritou durante a Cimeira", assegurou Ramsay antes de acrescentar que ele deixou a capital zimbabweana no final da reunião.

Ramsay admitiu, contudo, que os dois Presidentes tiveram opiniões divergentes sobre os ataques xenófobos na África do Sul que fizeram vários mortos e deslocados entre os imigrantes africanos.

Ele afirmou que o essencial do que é relatado na imprensa era especulação, já que a cimeira decorreu à porta fechada.

"Posso confirmar que os recentes ataques xenófobos foram abordados nas discussões mas não importa o que eles disseram porque era uma cimeira à porta fechada. Portanto, posso sem problema dizer que o que a imprensa relata são especulações baseadas em rumores", sublinhou.

-0- PANA DRW/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 06maio2015