Agência Panafricana de Notícias

Botswana descobre rede de fraude bancária

Gaberone, Botswana (PANA) - O Primeiro Banco Nacional do Botswana (FNBB) anunciou ter identificado transações duvidosas nalgumas contas dos seus clientes durante o fim de semana.

Steve Bogatsu, presidente diretor-geral do FNBB, indicou segunda-feira que o seu banco identificou e isolou tais transações, que atingiram 359 dos seus 525 mil clientes.

"Apresentamos as nossas desculpas por este inconveniente e garantimos que ficamos à vossa disposição para serviços bancárias seguros e protegidos", declarou Bogatsu.

Ele acrescentou que o Banco iria contactar os clientes e que, em caso de confirmação de transações duvidosas, os cartões bancários das pessoas afetadas seriam bloqueados e novos cartões lhes seriam entregues.

"O Banco vai igualmente reembolsar os clientes afetados e não aplicar as despesas de substituição dos cartões", explicou Bogatsu.

Ele garantiu ao público que os multicaixas do Banco eram protegidos e podiam ser utilizados com os protocolos de segurança habituais do secredo do código PIN e a confirmação que qualquer caixa utilizado não tenha sido traficado.

-0- PANA DRW/VAO/FJG/IS/MAR/IZ 08jan2018