Botswana decreta Estado de Emergência devido ao coronavírus
Gaborone, Botswana (PANA) – O Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, decretou esta terça-feira para 28 dias Estado de Emergência para fazer face à propagação do coronavírus do qual três casos foram registados segunda-feira, no país.
"Durante este período de confinamento extremo, cada cidadão deste país deve respeitar uma forma mais severa de distanciamento social, em que as deslocações fora do domicílio são unicamente reservadas aos que laboram em serviços essenciais e transportam géneros alimentícios essenciais.
"As pessoas abrangidas serão autorizadas a viajar utilizando uma autorização Covid-19 que será entregue pelo Governo”, disse o chefe de Estado tswanês numa mensagem aos seus compatriotas.
Segundo Masisi, a ameaça sobre o Botswana agravou-se consideravelmente, tendo em conta a subida rápida dos casos confirmados, nos países vizinhos, e o problema da fraqueza dos testes de despistagem dos casos suspeitos.
"O regresso de alguns dos nossos cidadãos e residentes de países de alto risco aumentou fortemente a ameaça no nosso país”, explicou.
Além disso, para estabilizar as empresas, Masisi anunciou que o Governo vai pôr à sua disposição uma ajuda financeira através de uma garantia dos empréstimos pelos bancos comerciais às empresas mais afetadas pelo Covid-19.
A medida dará às empresas elegíveis afetadas pelo coronavírus acesso ao crédito para o seu apoio para além de vantagens fiscais.
O Governo criou igualmente um Fundo de Ajuda Covid-19 e concedeu dois biliões de pulas tswanese, ou cerca de 170 milhões de dólares americanos, para financiar este fundo.
-0- PANA DRW/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 31março2020