Botswana alerta para envenenamento de abutres no seu teritório
Gaborone, Botswana (PANA) – O Botswana alerta para um suposto envenenamento de mais de 50 abutres no seu distrito turístico de Chobe, soube a PANA de fonte segura.
De acordo com um comunicado do Ministério da Fauna e Parques Nacionais (DWNP, sigla em inglês) publicado segunda-feira última, o envenenamento de pelo menos 50 abutres, causado pela adição deliberada de um produto químico tóxico a uma carcaça de búfalo, vítima da caça furtiva, provocou a morte dos abutres.
"O envenenamento destes abutres representa uma ameaça importante à sobrevivência destes animais no Botswana”, alertiu Kabelo Senyatso, diretor da Vida Selvagem e Parques Naturais.
Para Senyatso, este envenenamento é preocupante, tendo em conta o papel importante que desempenham os abutres, nomeadamente na eliminação das carcaças doentes para reduzir o risco de contaminação de doenças do gado, nomeadamente a raiva, a febre aftosa, o antraz e outras que podem causar danos importantes às atividades económicas.
O Governo exortou o público a renunciar a envenenar a fauna e a projetar a conservação dos animais.
"É igualmente importante notar que o facto de matar animais usando substâncias tóxicas é ilegal e punido por lei no Botswana”, lembrou Senyatso.
Paralelamente, as forças da ordem e a divisão da pesquisa do DWNP estão a trabalhar juntos para descontaminar a zona e investigar sobre a mortalidade em massa destas aves e outros fatores ligados ao incidente, segumdo a mesma fonte.
-0- PANA DRW/RA/NFB/JSG/FK/DD 16agosto2022