Gaborone, Botswana (PANA) – A Universidade Internacional de Ciências e Tecnologia do Botswana (BIUST) e as Forças de Defesa (BDF) conceberam um drone para desinfetar os espaços públicos, no quadro da luta contra o Covid-19.
Keoagile Bafifing, porta-voz da BIUST, indicou que o drone ajudará a purificar e desinfetar o ar do novo coronavírus nos hospitais, nos supermercados, nos postos de gasolina e nos centros de quarentena.
"A desinfeção aérea pelo drone vai ser em simultâneo com a desinfeção manual humana das superfícies no solo”, disse Rafifing.
Segundo ele, o drone transporta 1,5 litro de 0,5 por cento de sódio hipoclorito, que permite purificar um volume de ar de cerca de três metros cúbicos ou um espaço de 600 metros cúbicos, a cerca de cinco metros, e 300 metros cúbicos a cerca de 10 metros.
"O tempo necessário para desinfetar uniformemente um volume de ar de três mil metros cúbicos é de cerca de 30 minutos”, precisou, sublinhando que “o desinfetante reduz a presença do vírus patogénico no ar”.
-0- PANA DRW/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 10abril2020