Agência Panafricana de Notícias

Bostwana continua empenhado em questões internacionais, diz Presidente

Gaberone, Botswana (PANA) - O Presidente Ian Khama anunciou que o Botswana vai continuar a desempenhar um papel importante e notável na defesa das questões internacionais.

Khama declarou, esta segunda-feira, que o Bostwana mantém decididamente a sua posição sobre as violações dos direitos humanos, a má governação e a falta de credibilidade democrática.

"Os principais culpados foram designados no passado e continuaremos a fazê-lo nos comunicados de imprensa", sublinhou Khama no seu discurso sobre o Estado da Nação.

Ele deplorou que, em numoresas ocasiões, o Conselho de Segurança das Nações Unidas não tenha reconhecido a liderança necessária a países, atiçando conflitos com bases éticas, raciais e religiosas ou de reivindicações territoriais.

Khama apresentou o Tribunal Penal Internacional (TPI) como o único tribunal internacional de último recurso que desempenha um papel dissuasivo na prevenção dos genocídios, crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

"Para demonstrar o nosso apoio sem equívoco ao trabalho do TPI, o Botswana deu recentemente um passo importante, apropriando-se do estatuto de Roma e integrando-o na nossa lei nacional", disse.

Khama acrescentou que o seu Governo continua determinado a garantir que as relações externas do país contribuam para o desenvolvimento nacional e para a melhoria do nível de vida de todos os Tswaneses, atraindo investimentos diretos estrangeiros e outras formas de apoio internacional.

-0- PANA DRW/MA/FJG/BEH/SOC/MAR/IZ 06nov2017