Boni Yayi saúda memória de Charles Konan Banny
Cotonou, Benin (PANA) - O ex-Presidente beninense, Boni Yayi, saudou a memória do antigo primeiro-ministro ivoiriense, Charles Konan Banny, falecido sexta-feira em Paris (França).
Num post na sua página Facebook, Boni Yayi inclina-se diante da memória de um homem “discreto e eficaz (...) entrado na imortalidade pelas suas obras imperecíveis a favor dos nossos Estados”.
O antigo Pesidente beninense, que dirigiu durante 11 anos o Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD), afirma ter sempre beneficiado do apoio desta personalidade que presidiu durante muito tempo ao Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).
"Enquanto o destino divino me colocou na direção do BOAD, em dezembro de 1994, o meu irmão mais velho Charles Konan Banny, então governador do BCEAO, nunca me negou o seu apoio na minha visão de fazer desta instituição o primeiro Banco de Desenvolvimento da sub-região em matéria de integração dos Estados-membros, na sua qualidade de administrador do BCEAO e ator principal com direito de voto decisivo”, revela Boni Yayi.
Ele considera o ilustre desaparecido como "um homem rigoroso, apaixonado pelo trabalho de qualidade e piedoso cujos conselhos sempre foram uma lâmpada sob os seus pés".
O antigo primeiro-ministro ivoiriense faleceu sexta-feira última, aos 78 anos de idade, num hospital francês para onde ele foi evacuado por complicações ligadas ao coronavírus (covid-19).
-0- PANA IT/JSG/SOC/FK/IZ 13set2021