Túnis, Tunísia (PANA) – Uma operação de bombagem de gás a partir do jazigo de Nawara, na província de Tatatouine, no sul da Tunísia, iniciou-se domingo para uma produção diária média de quase um milhão de metros cúbicos, anunciou o ministério tunisino da Energia, Minas e Transição Energética.
A bombagem efetua-se a partir da estação de tratamento final de Ghanouch, em Gabés (sudeste), com destino à Empresa Tunisina da Eletricidade e Gás (STEG), precisou a mesma fonte.
A Empresa Tunisina das Atividades Petrolíferas (ETAP) e o seu parceiro austríaco, “OMV”, projetam elevar a capacidade de produção máxima da estação de Ghanouch a dois milhões 700 mil metros cúbicos por dia, dentro de três meses.
O jazigo de Nawara aumentará em 50 por cento a produção nacional de gás e permitirá cobrir o défice dos hidrocarbonetos do país de quase 20 por cento, segundo a mesma fonte.
O custo do projeto é avaliado em três biliões 500 milhões de dinares tunisinos, ou seja mil milhão e 200 milhões de dólares americanos.
A comercialização de gás devia iniciar-se a 10 de março corrente, mas ela foi atrasada por várias razões, das quais problemas técnicos registados na estação Ghanouch, indicou a fonte.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 30março2020