Agência Panafricana de Notícias

Bolsa egípcia de valores encerra semana em baixa

Cairo, Egipto (PANA) – A Bolsa egípcia dos valores registou uma ligeira baixa nesta quinta-feira, último dia das transações da semana, soube-se de fonte oficial no Cairo.

Ao encerrar uma semana da atividade quase estagnante para os três principais índices do mercado, investidores particulares egípcios continuaram a comprar, no entanto, face ao prosseguimento das vendas dos investidores estrangeiros e institucionais, não conseguiram levantar os preços das ações.

O principal índice, EGX30, recuou para 0,34 porcento, todavia as suas ações, os pesos pesados do mercado bolsista egípcio, conseguiram limitar as perdas a menos da metade do que valiam no início da sessão.

O EGX30 eleva-se atualmente a 5.541 pontos, o que faz quase 100 pontos a menos do que durante o encerramento de 27 de janeiro, quando as transações foram suspensas no auge das manifestações que destituíram o então Presidente Hosni Moubarak.

O principal índice recuou assim cerca de 22 porcento para o ano 2011.

O índice EGX70 dos pequenos e médios títulos, o alvo geralmente privilegiado dos pequenos investidores egípcios, registou igualmente uma ligeira baixa quinta-feira (-0,09 porcento).

O EGX70 sobe atualmente a 654 pontos, o que provoca uma baixa de nove porcento para o ano em curso.

Este índice possui melhores resultados do que o principal índice (EGX30), o preferido dos investidores institucionais e estrangeiros, desde a retomada das atividades na Bolsa egípcia a 23 de março, após 55 dias de interrupção na sequência das manifestações, o que testemunha a confiança dos investidores particulares egípcios que continuam a comprar naquilo que eles consideram como um futuro radioso do seu país após a revolução.

Finalmente, o índice bolsista de referência EGX100, que está quase em baixa de 13 porcento este ano, perdeu 0,2 porcento quinta-feira.

Refletindo a indecisão que prevalece, o EGX100 não parou de vacilar em torno da barra psicológica dos 1000 pontos.

Quinta-feira, estava com 1001 pontos depois de ter perdido 2, num total de transações relativas a 81 milhões de dólares, com 83 títulos em alta, 91 em baixa e 10 permanentes.

Por outro lado, as autoridades do mercado bolsista egípcio anunciaram o levantamento das medidas extraordinárias impostas sobre as transações depois da revolução de 25 de janeiro, até o 1 de julho próximo.

A introdução da venda descoberta e outras novas técnicas de venda está igualmente prevista na Bolsa egípcia para o início do mês de julho próximo, no âmbito duma medida que, segundo peritos, deverá permitir revelar o volume das transações no mercado egípcio.

-0- PANA MI/BOS/FJG/TBM/CJB/DD 16junho2011