Agência Panafricana de Notícias

Bolsa do Zimbabwe em pleno crescimento

Harare- Zimbabwe (PANA) -- Apesar duma crise financeira e dum défice de liquidez que persistem, os intercâmbios na Bolsa do Zimbabwe (ZSE) mantêm uma tendência em alta e arrecadaram 48 milhões de dólares americanos em Setembro último, soube a PANA esta terça-feira de fonte oficial.
A Bolsa do Zimbabwe, uma das maiores de África, retomou rapidamente o caminho do crescimento após a instalação, em Fevereiro, dum novo Governo de coligação, favorável aos negócios.
Em Setembro último, o valor dos intercâmbios na ZSE aumentou em dois milhões de dólares americanos em relação a Agosto e esta tendência deverá prosseguir enquanto os investidores locais e estrangeiros se posicionam na cena económica nacional em pleno relançamento.
A capitalização bolseira elevou-se para três biliões 900 milhões de dólares em Setembro último, o triplo do que ela afixava (um bilião 250 milhões de dólares) no início do ano.
Este crescimento apresenta um contraste nítido com os desempenhos das bolsas no mundo, onde os mercados das acções foram gravemente afectados pela crise financeira mundial.